quarta-feira, 24 de abril de 2013

Empresas devem seguir normas para evitar acidentes de trabalho


Trabalhador teve braço esmagado em esteira, em Campo Grande.
Assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta quarta-feira (24).

Técnicos do Ministério do Trabalho estão apurando as causas do acidente que envolveu um trabalhador de 22 anos em uma fábrica de reciclagem de pneus emCampo Grande, na semana passada. O homem teve o braço esquerdo esmagado na esteira quando tentava limpar a sujeira da máquina. O trabalhador passou por cirurgia, está fora de risco, mas continua internado. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta quarta-feira (24).
O ministério faz fiscalizações no comércio e na indústria. Empresas em situação irregular são multadas e têm o equipamento interditado até que as adequações sejam feitas. Para cada tipo de atividade, o órgão estabelece regras específicas de segurança. São as chamadas normas regulamentadoras. Atualmente, no Brasil, há 36 categorias.
Em uma fábrica de forros de PVC em Campo Grande, são produzidos cerca de 3 mil metros quadrados por dia, o que corresponde a quase 5 toneladas de matéria-prima. As máquinas são controladas por computador. Para evitar acidentes, os funcionários não têm acesso à esteira e ao cilindro, que ficam isolados. O equipamento também conta com botões de segurança que devem ser acionados em casos de emergência.
Já na padaria de um supermercado da cidade, que segue as normas do Ministério do Trabalho, as máquinas contam com um dispositivo que desliga o equipamento durante uma emergência. O cilindro é protegido, e nada funciona se algo estiver fora do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário