sexta-feira, 12 de abril de 2013

Profissionais da saúde no estado do Alagoas recebem EPIs

ISSO TEM QUE ACONTECER EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL E EM TODAS A CIDADES  BRASILEIRA, MAIS INFELIZMENTE NÃO SE CUMPRE O QUE É LEI!

Data: 12/04/2013 / Fonte: Ascom HGE 
O Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu um reforço na segurança do trabalho, conforme preconizado pela Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram 110 botinas de couro, 15 botas de PVC, 30 aventais transparentes, cinco respiradores com filtro contra vapores orgânicos, dois aventais de temperatura, duas luvas de temperatura e cinco luvas nitrílicas que começaram a ser entregues nesta quinta-feira (11) aos profissionais da padiolaria, manutenção, nutrição, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Farmácia, Central de Material Esterilizado (CME) e Diluição.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a unidade hospitalar. Segundo Angelita Batista, coordenadora da Seção de Qualidade de Vida no Trabalhador (QVT) do HGE, esta parceria garantirá o repasse contínuo de equipamentos, mantendo o profissional com a certeza de estar sendo protegido no seu ambiente profissional.

"Os trabalhadores de saúde que atuam em unidades hospitalares estão sujeitos a uma série de riscos ambientais provocados por agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos que podem provocar danos à saúde. Pode até parecer que não, mas essa ação desencadeia na qualidade do atendimento prestado à população e, consequentemente, na segurança e tranquilidade dos profissionais. Medidas de segurança em um hospital são essenciais!", destacou Angelita.

A técnica de Segurança do Trabalho, Aparecida Melo, acrescentou que os novos equipamentos de proteção garantirão também a integridade física e emocional dos servidores, que terão uma motivação maior para irem ao ambiente de trabalho, bem mais protegidos. E que todos eles são para uso imediato, logo após a entrega.

Ela destacou ainda que a unidade hospitalar tem debatido constantemente a importância dos servidores fazerem uso constante dos equipamentos. "Os servidores recebem EPI`s, mas é essencial que sejam utilizados frequentemente, pois essa prática só traz benefícios à saúde".

Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Além de essenciais à proteção do trabalhador, visando a manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e de doenças profissionais e do trabalho, podem também beneficiar sua qualidade profissional por garantir segurança no ambiente que trabalha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário