segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vítimas de doenças e acidentes de trabalho são lembradas em Natal


MPT no RN promove eventos em memória das vítimas no dia 29.
Palestas acontecem nos auditórios do IFRN e FIERN.

Após levar o choque, homem ficou deitado sobre o transformador preso ao poste. (Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim)

Homem leva choque e fica agarrado a transformador, em Parnamirim. Explosão em caldeira de beneficiamento de castanha deixa um morto e três feridos na Serra do Mel.Cozinheira morre eletrocutada ao lavar piso de hotel em Pirangi. Borracheiro não resiste a ferimentos provocados pela explosão de um pneu e morre em Natal. Segundo o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), estes são exemplos de alguns dos trabalhadores que viraram manchete na imprensa do estado somente no último ano, vítimas de acidentes de trabalho. Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho, lembrado em 28 de abril, o MPT/RN promoverá, na próxima segunda (29), dois eventos em memória destas pessoas.
“O Ministério Público do Trabalho quer evitar que manchetes como essas voltem a estampar nossos jornais”, destaca Ileana Neiva, procuradora regional do Trabalho, que é titular da Coordenadoria Regional em Defesa do Meio Ambiente de Trabalho. Na segunda-feira, ela participa de palestras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e na Federação das Indústrias do Estado (FIERN).
“Além dos acidentes, é preciso prevenir as inúmeras enfermidades relacionadas ao trabalho, que também fazem vítimas no território potiguar”, alerta a procuradora, chamando atenção para um recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O estudo aponta as doenças profissionais como as principais causas das mortes relacionadas ao trabalho, contabilizando mais de 2 milhões de vítimas fatais no mundo inteiro, de um total de 2,34 milhões de mortes que decorrem do trabalho anualmente. Segundo o relatório, a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidente ou doença provocada pelo trabalho.

Esse ano, o Programa da OIT sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente faz um apelo aos governos, organizações de empregadores e de trabalhadores para colaborar no desenvolvimento e na implantação de políticas e estratégias nacionais destinadas a prevenir as enfermidades profissionais. “Garantir a saúde e segurança dos trabalhadores é dever de todos nós,” ressalta a procuradora. Para ela, “é de extrema relevância uma atuação articulada para criar mecanismos eficazes de prevenção, não somente dos acidentes, mas também das enfermidades decorrentes do trabalho, que geram prejuízos irreparáveis aos trabalhadores, à seguridade social e, por consequência, à toda a sociedade,” conclui.

Eventos marcados
No auditório do Campus Central do IFRN, em Natal, o evento será das 14h às 17h, tendo ainda como palestrantes o auditor fiscal do Trabalho Moizez Martins Júnior e o professor Edwar Abreu Gonçalves. Dentre os temas, serão abordados a Saúde e Segurança do Trabalho, Metas de Produtividade, Estresse Ocupacional e Periculosidade. Na oportunidade, a procuradora falará a respeito das possíveis intervenções para prevenir o adoecimento nos setores têxtil, supermercadista e de teleatendimento. Para participar, basta levar uma lata de leite em pó, que será doada a uma instituição de caridade.

Às 18h30, acontece no auditório Albano Franco, da FIERN, também em Natal, evento promovido pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN). Neste evento a palestra de Ileana Neiva será sobre 'Absenteísmo e Transtorno Mental' e sua relação com o ambiente de trabalho e a saúde dos trabalhadores.
Ainda segundo o Ministério Público do Trabalho no RN, os dados do Relatório da OIT revelam que:

- 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho.
- 321.000 pessoas morrem a cada ano como consequência de acidentes no trabalho.
- 160 milhões de pessoas sofrem de doenças não letais relacionadas com o trabalho.
- 317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem a cada ano.
Isto significa que:
- A cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho.
- A cada 15 segundos, 115 trabalhadores sofrem um acidente laboral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário