segunda-feira, 8 de julho de 2013

Acidente de Trabalho: vigilante de fábrica cai em bacia com urânio e sobrevive

Trabalhador de usina em Caetité/BA cai em bacia com urânio.

 

Enquanto fazia a vigilância noturna de uma indústria do ramo nuclear, um empregado da área de segurança caiu em uma bacia, de 20 mil metros cúbicos, que continha urânio, ácido sulfúrico e outros compostos químicos e sobreviveu. O acidente ocorreu no dia 26 de junho, em Caetité, na Bahia, mas foi divulgado nesta quinta-feira, 4.

Segundo informações da Revista Proteção, além de trabalhar 12 horas por dia, o empregado não estava usando guarda-corpo, equipamento que evita esse tipo de acidente, na hora do ocorrido. A matéria também acrescenta que o vigilante passou três horas embaixo do chuveiro para descontaminação.

A empresa emitiu uma nota em que afirma que o banho teria sido de 25 minutos e que o trabalhador teve os resíduos retirados da pele e passou por supervisão de Proteção Radiológica.

Gravidade

Para o Sinait, o acidente foi gravíssimo por expor o empregado a substâncias nocivas à saúde. Ao ter contato frequente com o corpo humano, o Urânio é cumulativo, ou seja, o organismo não o elimina. A médio e longo prazo, o elemento químico pode causar doenças como câncer pulmonar. Grande parte das vítimas são trabalhadores da área de mineração.

Já o Ácido Sulfúrico, usado em vários processos industriais, em contato com o ser humano, pode causar queimaduras na pele, olhos, nas vias respiratórias e até no aparelho digestivo. As lesões variam de acordo com a concentração e tempo de exposição ao composto químico.

O Sindicato reitera que o aumento do número de Auditores-Fiscais do Trabalho, com a realização de mais concursos públicos com números significativos de vagas, é uma das medidas que o Estado Brasileiro precisa tomar para impedir e prevenir acidentes de trabalho. Ao ano, a Previdência Social registra mais 700.000 acidentes de trabalho, sendo que mais de 2.000 foram fatais. Enquanto isso, o quadro de Auditores-Fiscais torna-se cada vez mais defasado.

Leia mais abaixo.

4/7/2013 - Revista Proteção

Trabalhador de usina em Caetité/BA cai em bacia com urânio


Um funcionário de uma usina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) no município de Caetité (BA) caiu em uma bacia do sistema de produção de concentrado de urânio. O acidente aconteceu no último dia 26, mas foi divulgado nesta quarta-feira (4), pelo Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça e Cidadania.

O trabalhador Gilson Fraga fazia a vigilância noturna da usina quando caiu em uma bacia com 20 mil metros cúbicos de líquido radioativo, que continha ácido sulfúrico e outras substâncias químicas, conforme noticiou o site Bahia Notícias.

Representantes do Movimento Paulo Jackson - que denuncia problemas sócio-ambientais causados pela mineração no sudoeste do estado - afirmaram ainda que o funcionário trabalhava 12 horas por dia, e a indústria não possuía guarda-corpo para evitar acidentes deste tipo.

Segundo informações do portal A Tarde, Gilson sobreviveu ao acidente após passar três horas embaixo de um chuveiro, o que teria contribuído para a descontaminação do seu corpo. A INB, por sua vez, em nota de esclarecimento enviada por sua assessoria de comunicação, comunica que o banho do funcionário teria sido de 25 minutos.

Nota de Esclarecimento da INB

"A INB informa que no dia 26 de junho, às 6 horas da manhã, um vigilante que fazia a ronda nas áreas externas da unidade caiu numa bacia por onde circulam águas de processo industrial. Ele tomou banho por 25 minutos, para garantir a remoção de qualquer resíduo de sua pele, foi atendido pelo médico do trabalho, que não constatou nenhum ferimento em seu corpo, e todo o tempo recebeu acompanhamento da supervisão de Proteção Radiológica, que não detectou nenhuma contaminação. O mesmo ficou comprovado pelos exames laboratoriais de sua urina.

O incidente foi comunicado aos órgãos fiscalizadores das atividades da INB: o IBAMA e a Comissão Nacional de Energia Nuclear, assim como às autoridades do município de Caetité - o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores."
http://www.sinait.org.br/index.php?r=site/noticiaView&id=7713

Um comentário:

  1. Não posso agradecer o serviço do Sr. Benjamin o suficiente e dizer às pessoas o quanto sou grato por toda a assistência que você e sua equipe prestaram e estou ansioso para recomendar amigos e familiares caso eles precisem de conselhos financeiros ou assistência @ Taxa de 2% para Empréstimo Comercial. Via Contato : . 247officedept@gmail.com. WhatsApp...+ 19893943740. Continue com o grande trabalho.
    Obrigado, Busarakham.

    ResponderExcluir